Nossa História

Uma igreja que adora a Deus e ama as pessoas, fazendo discípulos e servindo ao mundo!

“14 de dezembro de 1957, sábado, dia nublado, chuvoso… Nas ruas da região central da cidade de Campinas com o trânsito reduzido de pessoas e veículos, porém as condições climáticas do dia não impediram nem sufocaram o entusiasmo contagiante de um expressivo grupo de irmãos que, exatamente às 20 horas, se reuniram, no auditório do Edifício de Educação Religiosa da Igreja Presbiteriana de Campinas (aqui bem próximo, na Rua Luzitana), cedido gentilmente”.

Foi assim que se expressou o irmão Victoriano Cid Filho, um dos membros fundadores presentes àquela primeira reunião naquele sábado chuvoso, quando foi organizada a Igreja Batista Central de Campinas. Nos seus dois primeiros meses de vida, aos 62 irmãos presentes à reunião inicial, 22 outros irmãos se juntaram solicitando sua carta de transferência para a IBCC, houve um batismo e o número de membros fundadores chegou a 85.

Desde 1957, a Igreja já passou por quatro períodos definidos. No primeiro, com cerca de 12 anos de duração, tivemos o pastorado de seis servos de Deus que aqui estiveram, começando por Travis Berry, o primeiro pastor, passando por Richard Plampin, Edgar Coelho Batista, Basílio Corilov, Thurmon Bryant e Oscar Martin. O segundo período, de 17 anos, o de duração mais longa, foi liderado por João Batista Martins de Sá. Após João Batista, assumiu Marcílio Gomes Teixeira, com um pastorado de cerca de 16 anos. O pastorado que se findou em 25/10/2015 teve a liderança de Leandro Borges Peixoto e, curiosamente, teve a duração de cerca de 12 anos, como o período inicial.