Quer um conselho?

Poucas semanas atrás acabamos de ter mais uma formatura da FTBC em Aconselhamento Bíblico. Que benção! Já temos mais alguns membros formados em nossa igreja. Glória a Deus por isso!

A impressão que se tem, então, é que aconselhar um irmão que está passando por lutas, casamento em conflito, perdas, dores na alma, é somente para alguns “mais capacitados”. Certo? Errado!

A convocação é para toda a Igreja de Cristo: “Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” (1Ts 5:11) “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”(2Co 1:3-4).

Recebemos de Deus o consolo e o levamos para nossos irmãos. É a aplicação da ordem explícita de Jesus: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22:39). O aconselhamento não é uma opção para os crentes, ele faz parte da vida saudável da igreja de Cristo. O Aconselhamento é uma conversa entre duas pessoas, mas uma conversa com intensão útil: edificar o outro, ajudá-lo a enxergar pelas lentes das Escrituras como está vivendo e como, pelo poder da graça, é possível mudar, e que ele não está só, há um Pastor que não lhe falta (cf Sl 23:1). Você lê e estuda a Bíblia? Ela é um fluxo contínuo e inesgotável da graça de Deus para todos nós. O conselheiro bebe dela e pega este fluxo de água viva e a canaliza às pessoas que estão ressecadas pela sua dor e seus conflitos e sedentas do bálsamo do céu. Ela corrige a maneira (distorcida pelo pecado) como vemos as pessoas e como elas interpretam suas tempestades. A história de cada pessoa está contida dentro da Bíblia. O conselheiro conecta a história individual da pessoa para dentro da Grande História.

O aconselhamento é Cristocêntrico. Você tem Jesus como centro de sua vida? Ele é o seu Pão da Vida (Jo 6:35)? Sua Porta e seu Pastor (Jo 10:10)? Seu Caminho, Verdade e Vida (Jo 14:16)? Seu Maravilhoso Conselheiro, Deus forte (Is 9:6)? Único soberano (1Tm 6:15)?

Disponha seu coração e sua vida para levar Água Viva aos que têm sede – aconselhe!

 

Izabel Rojo