Do óleo à coroa

Hoje vivemos dias muitos intensos, muito rápidos eu diria. A geração acostumada com a internet banda larga acredita que qualquer demora que ultrapasse dois minutos já é uma eternidade. O que dirá se for necessário esperar muitos anos? Talvez essa possibilidade nem seja contemplada por nenhum de nós nos dias de hoje.

Porém, quando olho para as Escrituras vejo que Deus nem sempre tem a mesma pressa que nós para trazer uma solução aos mais variados problemas ou situações. Não podemos nos esquecer de que nosso Deus não se atrasa; ele sabe o tempo exato para tudo. Portanto, sendo seu tempo perfeito, devemos descansar no seu agir ou, até mesmo, no seu aparente silêncio. Mas, o que tenho percebido na prática é que nossa impetuosidade tem trazido mais problemas para nós do que teríamos se soubéssemos aguardar pacientemente.

Entre 1 Samuel 16.13 e 2 Samuel 2.4 há apenas 16 capítulos. Quando lemos o texto de forma contínua temos a sensação de que se passaram apenas poucos meses ou, no máximo, pouco mais de um ano. Porém, na verdade, se passaram cerca de 20 anos. Você pode imaginar o que é isso? Entre o dia que Deus disse a Davi que ele seria rei até o dia que ele recebeu a coroa foram duas décadas!

Esses anos na vida de Davi não foram fáceis. Ainda que ele tenha vivido bons momentos na corte de Saul, a maior parte deles foi de sofrimento, fuga e perseguição. Mas, esses anos transformaram o destemido Davi (às vezes até irresponsável) em um homem ensinável segundo o coração de Deus. É fato que mesmo como rei ele continuou cometendo erros (e alguns até grotescos), mas ele sempre recebeu exortações, reconheceu seus erros, se arrependeu e assumiu as consequências.

Saiba, meu irmão, que Deus quer transformar você e nesse processo a jornada pode ser tão importante quanto o destino. Talvez entre a conversão e a glória você demore muito mais tempo do que Davi demorou entre o óleo e a coroa, mas nesse processo Deus vai te moldar e te ensinar a ser um filho melhor. Não seja ansioso, não busque atalhos. Confie e descanse no tempo de Deus, lembrando-se de que ele tem o tempo perfeito para todas as coisas.

Pense nisso!

Pr. Samuel Stroppa